DEVAGAR, ESCOLA

O tempo necessário para educar uma criança, a infraestrutura dos educadores e a pressa do mundo moderno se entrelaçam de maneiras complexas.

Piaget observou que a percepção do tempo nas crianças começa a se desenvolver mais intensamente entre os 5 e 7 anos de idade, à medida que elas ingressam na fase operatória concreta do desenvolvimento cognitivo.

Como então garantir um tempo de qualidade e assegurar motivação em ambas as esferas? Como proporcionar uma educação sustentável, ativa e concreta?

Hoje, com diversos estudos na área da educação, os professores enfrentam inúmeros desafios que comprometem tanto a sua didática quanto a sua motivação profissional.

O maior desafio que uma sociedade enfrenta é estabelecer uma conexão harmoniosa entre o educando e o educador, considerando os impactos antropológicos e sociais envolvidos.

Por isso, "DEVAGAR, ESCOLA" é um projeto criado para nos fazer refletir sobre o tempo — o tempo do aluno, do professor e da sociedade como um todo.

Educar requer calma; é um processo que deve ser feito com vagar. No entanto, trazer essa abordagem para a escola é, essencialmente, uma questão de tempo.

Este trabalho foi apresentado em cianotipia, um processo antigo e artesanal de fotografia, onde o tempo, a criatividade e os conhecimentos científicos são essenciais.

Terxo e fotografia em cianotipia: Dani Paiva.

Curadoria: Luana Costa